Transmissão de tarefas do Rotary

2021-07-01

Transmissão de tarefas do Rotary

No primeiro dia de julho de 2021, ocorreu no Hotel de Ílhavo, a cerimónia de Transmissão de Tarefas, que na verdade, se tratou uma recondução dopresidente do Rotary Club de Ílhavo, José Cruz.

Considerando que o ano rotário que tinha terminado foi fortemente marcado pela pandemia e pelas dificuldades provocadas pelos dois confinamentos, impossibilitando a realização de algumas iniciativas emblemáticas deste clube como a Rota do Bacalhau , a RiaRun&Bike e o espetáculo teatral com o grupo Ribalta, entre outros, os associados do clube entenderam que o Presidente José Cruz tinha condições para repetir o mandato. 

Na cerimónia presencial que juntou cerca de quatro dezenas de participantes, em total respeito pelas regras de segurança recomendadas pela DGS, tomaram ainda posse quatro novos companheiros, Henrique Dinis, Valter Almeida, Jorge Almeida e Nelson Maia,  fortalecendo o quadro social do clube que passa a ter 34 Companheiros.  Na intervenção que efetuou em jeito de balanço do ano rotário 2020/2021, José Cruz relembrou que mesmo em condições difíceis, o Rotary Clube de Ílhavo manteve a sua dinâmica e ação social, efetuando várias ações em prol da comunidade do concelho. Destacou que o RCI, em parceria com a CIVILRIA, procedeu à entrega de computadores portáteis e dos respetivos sistemas operativos a todos os utentes da Obra da Criança em idade escolar, bem como ofereceu dois computadores a alunos carenciados do Agrupamento de Escolas do Concelho de Ílhavo. O clube ofereceu ainda 2500 garrafas de água aos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e como resultado da Ria Run&Bike / 2019, entregou 4 aparelhos de ar condicionado à CERCIAV/Ílhavo para melhorar o conforto das salas de convívio da instituição. Outra significativa ação, foi o contributo oferecido ao Agrupamento de Escolas de Ílhavo, respondendo a um apelo daquela instituição escolar relativo à escassez de bens alimentares para os alunos carenciados. “Não ficámos indiferentes à situação. Juntamo-nos e oferecemos bens alimentares de primeira necessidade, e conseguimos abrir oportunidade no tecido empresarial, o que fez com que algumas empresas se unissem à causa e entregassem outros bens, nomeadamente a Nutre com Iogurtes, a Ferneto com fornadas de pão sempre quentinho, a Aquifruta com frutas e legumes, bem como a Bimbo com alguns dos seus produtos”,  rematou José Cruz. Por último, enumerou um vasto conjunto de palestras ocorridas em formato on-line que permitiram refletir e discutir alguns temas de interesse para o público em geral, contando com a presença de destacados palestrantes e em parceria com outros clubes rotários do Distrito 1970.

A finalizar o resumo domandato 20/21, José Cruz referiu ainda que “apesar de todos estes contratempos e desilusões, também tivemos gratificantes momentos de felicidade e de reconhecimento pelo nosso esforço em prol da comunidade. Destaco, como não podia deixar de referir, a atribuição pelo Município de Ílhavo, no passado dia 10 de junho, da Medalha de Mérito Social- Acobreada ao Rotary Clube de Ílhavo, pelo Sr. Presidente da Câmara Eng. Fernando Caçoilo, que em muito nos honra e orgulha.”

Já no lançamento do ano rotário que agora se inicia, o presidente reconduzido, alertou para a recessão económica que se apodera da comunidade, prometendo manter o Rotary atento e actuante em relação a todas as situações de carência que se verifiquem no seio da comunidade. Sob o lema rotário para o presente ano “Servir para Transformar Vidas”, o novo presidente afirmou: “A relevância é que torna o Rotary atractivo. O facto de termos uma missão, um propósito é que nos torna efetivamente diferentes e que para além da questão do apoio, nós somos sobretudo um movimento de profissionais de mérito, e é nesse mérito que aplicamos através da prova quadrupla em tudo o que fazemos e que esta a essência Rotária”. Apesar de considerar o futuro ainda incerto, José Cruz apontou alguns projetos e iniciativas que estão previstos: organização da Cerimónia Comemorativa do 25º aniversario no Cais Criativo da Costa Nova, implementação de um novo marco Rotário na Costa Nova, realização do I Rally Paper, prevista para Novembro de 2021, organização do evento cultural – com o apoio do Teatro Ribalta, manutenção das bolsas de estudo par apoio a estudantes, organizar a prova Ria Run&Bike e a já habitual Homenagem do profissional. “E para terminar da forma mais desejada por todos nós a nossa tão querida e notável Rota do Bacalhau que em tanto nos orgulha e nos enche o coração ….”, rematou José Cruz. Para tal, conta com a colaboração de todos os companheiros para que “este ano mais que nunca possamos internamente sair mais fortes e para que o mundo continue a perceber porque é que o Rotary, ao fim de mais de 100 anos, continua a ser relevante.”

 

VOLTAR

Últimas Notícias

Rotary

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em acção para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.

Contactos

Escola Básica do 1.º Ciclo de Senhora dos Campos
Colónia Agrícola de Ílhavo
3830-025 Ílhavo

915 581 599

rotaryclubilhavomascara@gmail.com